terça-feira, 13 de setembro de 2011

Relatório - Projeto: Revolta da Chibata - a luta pela Cidadania


TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
FORMADOR: ERIVALDO DA SILVA SANTOS
CURSO: UNIDADE II

  • ATIVIDADE 2.6 - PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTOS


Relatório da atividade desenvolvida com os alunos


PROJETO: REVOLTA DA CHIBATA – A LUTA PELA CIDADANIA

1º momento:
          

     Os alunos do9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Ana Clementina da Conceição – Jaçanã/RN – participaram das atividades propostas no projeto escolar - REVOLTA DA CHIBATA – A LUTA PELA CIDADANIA – a partir do conteúdo enfocando os movimentos sociais na República Velha. Surgiu a necessidade de se aprofundar o tema pois o movimento implicou na conquista da dignidade e da cidadania visto estar ligado aos maus tratos da marinha para com seus marinheiros, na sua maioria, negros e mulatos,  considerados como inferiores pelo oficialato branco, condição esta, deste os velhos tempos da monarquia.


2° momento     
                                                           
     Após discussão em sala de aula e respectivas orientações do professor, os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para ampliarem seus conhecimentos através de pesquisa no blog cujo texto encontrava-se postado. Sob orientação, começaram a leitura, utilizaram os links encontrados no hipertexto e discutiram entre si e com o professor. Finalizaram a pesquisa postando seus respectivos comentários conclusivos a respeito do tema.

3° momento
     Após a pesquisa se envolveram na confecção de cartazes sobre o tema envolvendo informações e imagens retiradas da internet para apresentação em sala de aula.


4° momento
     - Apresentação de trabalho em sala de aula.
     - Questões para responder.  
   
Conclusão
Os alunos manifestaram interesse e satisfação com a utilização das novas tecnologias na ampliação do conhecimento e respectiva aprendizagem. Comentaram que gostaram bastante e que foi muito interessante. Uma forma de aprender diferente e mais rápido.
                                                                          Profª Darlene M. Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário