Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Formador: Erivaldo da Silva Santos
NAVEGANDO NO OCEANO DO HIPERTEXTO (Percepções)
Atividade 2.2. Percepções ao Navegar por Hipertextos
Ao lidar com o hipertexto fui tomada por uma sensação de liberdade de escolha e opções mediante a variedade de possibilidades de ampliação da informação a que me propus pesquisar inicialmente. À medida que ia navegando e percebendo os links destacados, busquei, tanto por sede de mais conhecimento como por curiosidade, abrir o que se apresentava, de forma que fui me estendendo sem perceber. Quase me desviei do propósito inicial. Se por um lado ajudou com a abundância de informações foi preciso atentar-me para não ficar à deriva do foco: são links atrativos e importantes (alguns desnecessários, dependendo do objetivo a que se almeja atingir) que facilitam a busca da informação e a construção do conhecimento com os novos elementos que se revelam no percurso. O que não me interessava fui fechando de imediato para não acrescentar ou perder tempo com conteúdo sem necessidade. Fui além do que esperado, mas tive que ficar atenta, pois, se formos abrindo tudo o que aparece sem objetividade torna-se difícil enumerar cada coisa que se leu devido à pluralidade de informações e formas de apresentações. Deparei-me com novos textos, até mesmos hipertextos, imagens, gráficos, fotos, sons, etc. Não foi difícil retomar ao ponto inicial. Fui fechando os links voltando na seta.
A experiência foi enriquecedora e convincente da importância da interatividade e da organização textual em rede para melhorar a quantidade, a qualidade e a velocidade na presteza da informação. As imagens motivam ainda mais a leitura porque tornam o texto lúdico e prazeroso. O que também mais apreciei é que no hipertexto podemos perceber versões diferentes já que são textos de vários autores, cada contribuindo com sua maneira de pensar. Trata-se de “um texto” flexível e volátil que viabiliza de forma mais prática, rápida e prazerosa da construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário